Eventos


XVIII Semana de História: História e Democracia, IV Semana em Favor de Igualdade Racial: avanços, perspectivas e desafios nos 15 anos da Lei 10.639/2003
III Encontro Interestadual de História Acre e Rondônia - ANPUH

https://semanadehistoriaufac.wixsite.com/historia

Entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018 serão realizados, na Universidade Federal do Acre, três importantes eventos na área de História: a XVIII Semana de História, a IV Semana em Favor de Igualdade Racial e o III Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia. Os eventos tiveram suas programações ajustadas para ocorrerem no mesmo período, tendo como temática geral: "História e Democracia". Constituem-se em projetos de extensão pensados a partir da necessidade de articular e divulgar saberes advindos de pesquisas e produções acadêmicas. Resultam de diálogos desenvolvidos por pesquisadores/professores, alunos e representantes de diversos segmentos sociais, sobretudo do movimento negro do Estado do Acre. A perspectiva, mediante tantas possibilidades de diálogos, é constituir espaços de debate e aprimorar mecanismos e instrumentos de difusão de conhecimentos, assim como discutir políticas de promoção de igualdade racial. Os eventos contam com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), dos Cursos de História (Licenciaturas e Bacharelado), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/Ufac), dos movimentos sociais e da Associação Nacional de História – ANPUH/Seções Acre e Rondônia.  


Cartaz sehis sefir e eiara.jpg


 

.



 I Congresso - Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários
Acontece em Porto Velho, de 8 a 10 de abril, o I Congresso - Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários. O evento é uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e conta com o apoio de instituições como CNPq e CAPES.

   O Congresso pretende discutir pressupostos e desdobramentos político-ideológicos dos métodos e objetos provenientes da literatura e dos mitos da região amazônica, conforme informações dos organizadores.

   “Na busca pelo diálogo entre a teoria e os objetos amazônicos, muitos deles fronteiriços em relação à ciência, é que propomos um debate envolvendo pesquisadores amazônidas, brasileiros e latino-americanos”, disse um dos coordenadores do congresso, professor doutor Valdir Aparecido de Souza, sobre a necessidade de realização do evento.

Inscrições

   As inscrições para submissão de propostas de simpósio podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2015 e as propostas de comunicação em simpósio com submissão de trabalho de 1° a 18 de março. Já as inscrições para participação como ouvinte serão realizadas de 19 de março a 7 de abril.

   Na programação do congresso estão incluídas conferências, mesas redondas e minicursos. Além de docentes da UNIR, o evento terá também a participação de professores da Universidade Estadual Paulista (UNESP),  Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidad de la Republica Oriental del Uruguay, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Acre (UFAC).

   Mais informações sobre a programação, critérios para submissão de trabalhos e prazos estão disponíveis na página do evento no endereço eletrônico http://metodosfronteiricos.wix.com/metodosfronteiricos.

Realização

   O congresso é uma realização do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, do Centro de Estudos Interdisciplinares sobre o Imaginário Social, do Programa de Mestrado em Estudos Literários, do Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais e do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural - Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, todos da UNIR.

   As Pró-Reitorias de Pesquisa (PROPesq), de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), os Departamentos de História, Línguas Vernáculas, Línguas Estrangeiras e o Núcleo de Ciências Humanas da UNIR também estão apoiando o evento.

II Colóquio de História:
Cidade e História - Porto Velho, cem anos
DATA: 30/09/2014 À 01/10/2014.
HORÁRIO: 19:00
LOCAL: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO







            



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.